segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oxóssi

Oxóssi é o Orixá conhecido como senhor dos caboclos e das matas. É o caçador de almas de homens e dele emana altivez. Encoraja e dá segurança a todos seus seguidores; protetor dos animais, é conhecido por aliar sua grande força com o bom senso. Assim como Ogum, é um lutador, grande guerreiro, está sempre pronto para defender aqueles que se colocam sob sua guarda.



Lenda de Oxóssi

Divindade da caça que vive nas florestas. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Exú. Filho de Oxalá e Iemanjá é o Orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Diz um mito que Oxossi encontrou Iansã na floresta, sob a forma de um grande elefante, que se transformou em mulher. Casa com ela, tem muitos filhos que são abandonados e criados por Oxum. 
Está estreitamente ligado a Ogum, de quem recebeu suas armas de caçador. 


Filhos de Oxossi

Os filhos de Oxossi são pessoas mais fechadas e reservadas. Gostam de apreciar a natureza e geralmente são muito desconfiados, mas quando confiam, são amigos para todos os momentos. São trabalhadores e conseguem manter a mesma expressão, estando felizes ou tristes, pois dificilmente exteriorizam seus sentimentos. São sempre notados, mesmo que não se esforcem para que isso aconteça.


Curiosidades

Cores: verde
Cores da Guia: contas verdes
Data comemorativa: 20 de janeiro
Habitat: mata fechada
Saudação: Okê Arô!
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário