domingo, 21 de setembro de 2014

Crianças (Erês)

Os Erês são a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda, sendo também um dos grandes responsáveis pela limpeza espiritual da casa.


Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doce. 

Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados. É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. É a única linha em que a comida de santo (Amalás), leva como tempero especial o açúcar.

As crianças da Umbanda comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas. Com a criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. 

Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos.

Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda ter a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na Umbanda por Erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material chupetas, bonecas, carrinhos, doces, balas e as famosas águas de bolinha (refrigerante), trata todos como Tio, Tia, Vô e Vó. 


Os pedidos feito a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. Entretanto a cobrança que elas fazem dos presentes prometidos também é. Nunca prometa um presente a uma criança e não o dê assim que seu pedido for aprendido, pois a brincadeira que ela fará para lhe lembrar pode não ser tão engraçada assim.

Velas: Cor-de-rosa, azul claro, brancas.
Comidas: Doces, Frutas, Arroz Doce, Cocadas, Balas, Bolo
Bebidas: Guaraná, Suco de frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário