Mediunidade

A palavra médium provém do latim “meio”, derivada desse termo, surge a palavra mediunidade, que tem como definição a capacidade de intermediar-se uma comunicação entre duas realidades.


Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, atribuiu uma definição interessante para esses conceitos facilitando a compreensão de que médium é toda pessoa que sente, em qualquer grau, a influência dos espíritos:

“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. (...) Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns."

Entretanto, a mediunidade não é única de incorporação e exclusiva da religião. Cada um sente o que é do mundo astral a sua forma, caracterizado por seu grau de sensibilidade e percepção, uns em sonho outros por intuição, ou ainda pela estranha capacidade de sentir o que os outros estão sentindo, sem nem se dar conta de que isso também é uma experiência mediúnica, já pensou nisso?


POR QUE NASCEMOS MÉDIUNS?

A mediunidade não deve ser encarada como um fardo negativo e pesado, ou ainda uma punição. Ela nos é concedida, pelo plano superior, como uma "oportunidade de vencer velhas dificuldades, superar apegos, curar dores e vícios, e de nos libertarmos do peso do carma negativo desta e de outras encarnações." (Alexandre Cumino)

Se você não compreende muito bem toda essa história de "carma", ele esta diretamente ligado ao livre-arbítrio. É o conjunto das ações do próprio homem, a que se atribuem consequências determinativas a seu destino, podendo ser individual, familiar ou coletivo. Quando ele faz referência a isso, traz a tona a consciência de que através da mediunidade e do amor, elevamo-nos espiritualmente, reparando as faltas cometidas contra nós mesmos e nosso próximo, nesta e em outras vidas.

TIPOS DE MEDIUNIDADE: 

Um médium não fica restrito somente a um tipo de mediunidade. 
Essa mediunidade pode ser manifestada e reconhecida das diferentes formas: 

Clariaudiência capacidade de ouvir a voz dos espíritos com suas mensagens.

Clarividência - capacidade de ver coisas, eventos ou objetos que estão distantes de nós, seja essa distância física (de espaço) ou temporal (de tempo, no passado ou no futuro). 

Cura - os médiuns que possuem esse tipo de mediunidade têm a capacidade de curar ou aliviar os males pela imposição das mãos ou pela prece. 



Desdobramento - também conhecido como projeção astral, é o ato do espírito desprender-se do corpo material para realizar tarefas no plano astral, a fim de colaborar nos trabalhos necessários, consolando ou curando. Isso ocorre principalmente enquanto dormimos.



Incorporação os médiuns que possuem esse tipo de mediunidade têm a capacidade de dar passividade para que os espíritos comuniquem-se com outras pessoas através de seu corpo, reproduzindo aspectos, trejeitos, vozes e linguagens das entidades que incorporam e falam por seu intermédio. É a mais comum na Umbanda.



Intuitiva - quando sutilmente e conscientemente o médium recebe comunicações do astral.

Olfativa capacidade de sentir perfumes e odores de uma realidade não-física.

Psicografia - é a escrita mediúnica, na qual os espíritos escrevem por meio do médium. Pode ser feita com a entidade manipulando mecanicamente a mão do médium ou por intermédio de ideias que lhe vão aparecendo na mente. Este tipo de mediunidade consagrou o médium Chico Xavier que teve mais de 460 livros psicografados.


Psicometria - é uma leitura do registro astral e temporal que fica em cada objeto revelando seu histórico.



Pictografia capacidade de pintar sob a instrução de artistas já desencarnados.



Sensitiva - percepção de espíritos ou energias, sejam eles de qualquer classe e ordem evolutiva.


Transportes - é a mediunidade de incorporação, em que uma entidade ou espírito que esta agindo numa pessoa é transportado para o médium e passa a se manifestar por intermédio dele. O transporte visa tirar do campo vibratório de uma pessoa um espírito internalizado, que não sai porque ela está em simbiose com ele. É preciso alguém por a mão, puxar aquele espírito, incorporar e limpar a pessoa. Esses médiuns são importantes para a retirada de obsessores, que, a seguir, são levados pela Lei Maior, para o seu lugar de merecimento. Aqui enfatizo a importância desse tipo de ato ser realizado por médiuns desenvolvidos e "capacitados" para isso.

Vidência - visão mediúnica com imagens que se formam mentalmente e que tem contexto com a realidade ou o mundo astral.

Xenoglossia - ato de falar em outras línguas.

Agora você já sabe que é médium e que existem vários tipos de mediunidade!
Procure estudar, desenvolva!

Comentários