Bater Cabeça

O ato de bater cabeça é, com toda certeza, uma das coisas mais lindas que podemos ver na ritualística umbandista. É um momento onde nós, médiuns, nos despimos de todo e qualquer sentimento negativo, toda e qualquer vaidade, para nos conectar com a espiritualidade que nos cerca.

Apesar de presente na sociedade desde os princípios dos tempos, o ato de bater cabeça teve sua simbologia alterada com o passar dos anos, sendo incorporada pela Umbanda como um sinal de respeito, entrega e devoção.



São vários os momentos em que nos utilizamos de tal ato dentro da religião, entre uma delas está o momento em que, antes da abertura das giras, reservamos um espaço de tempo nos afazeres do terreiro para nos posicionarmos perante o Congá, direcionando nossos pensamentos exclusivamente às forças dos Guias e Orixás.

Nesse instante, o médium posiona-se de bruços, com as mãos no mesmo nível que a cabeça, adentrando em uma prece mental única, feita com o coração, pedindo licença as forças sagradas que cuidam e zelam da casa, para que possa com muita humildade e amor, cumprir com sua missão. Receba esse axé maravilhoso, entregue-se em sua prece!


Porém, esse não é o único momento em que batemos cabeça, podemos fazê-lo, por exemplo, no momento da incorporação de um guia como sinal maior de respeito, saudando-o e pedindo sua benção, ou no momento de sua despedida, como forma de agradecimento. Em alguns outros casos, também batemos cabeça para nosso sacerdote, não como forma de humilhação ou superioridade pelo cargo que lhe compete, mas sim como sinal de respeito a toda espiritualidade que lhe acompanha.

Lembre-se: bater cabeça não é humilhação, é respeito, é gratidão.

Comentários