Cambono

"... é aquela pessoa que o médium literalmente pode e deve confiar de olhos fechados, porque a partir do momento que ele incorpora, ele não é mais autônomo dentro do terreiro, ele não tem mais uma ação efetiva justamente porque está em transe..."
Pai Rodrigo Queiroz.

Quando iniciamos nossa caminhada na religião e passamos a integrar a corrente de um terreiro, quase sempre começamos desempenhando essa função, que é essencial ao desenvolvimento dos trabalhos. Então, se você ainda não passou pela experiência de cambonar, provavelmente, um dia, irá passar.

Se você ainda não sabe de quem e do que estamos falando, mas é bem observador, com toda certeza já notou que nos terreiros, ao longo dos atendimentos, há um médium que está sempre posicionado ao longo das entidades. Esse médium é o cambono e ele tem tanta importância para a Umbanda, como a ekedi tem para o Candomblé.

"Ele representa a confiança dos médiuns, das entidades e da religião. É o elo entre o umbandista e a espiritualidade, a ponte entre o afago e a esperança. É a rapidez e a agilidade da escrita, da procura e do saber. É o material de trabalho e o terreiro zelado. É apoio. É amor. É cuidado."
Manuela Campero.

O cambono é um médium preparado para lidar com as energias e fazer parte da corrente, podendo, ou não, ser um médium de incorporação e desenvolver sua mediunidade a qualquer instante.

Justamente por ter esse preparo, são eles que auxiliam as entidades durante todo atendimento, e se autorizados, manipulam alguns dos elementos que integram seu material de trabalho, prestando esclarecimentos ao consulentes sempre que necessário. 

Nesse quesito, é muito importante que o cambono tenha uma boa sintonia com o médium e sua respectiva espiritualidade, e siga, sempre, todos os rituais e preceitos adotados pela casa, pois, se você não sabe, eles recebem e fornecem energia, quase que em tempo integral, para o corpo mediúnico e as entidades.

Além disso, ele deve estar atento a tudo, cantar e dançar sempre que possível, e após o término dos trabalhos, recolher todo material utilizado, deixando o local limpo.

Você pode até não acreditar em mim, mas eu vou te dizer mesmo assim: uma vez cambono, você vai se apaixonar, e nunca mais será capaz de esquecer essa experiência.


"Caro Cambono,

Eu não era capaz de saber que em todos os dicionários do mundo existia um verbo ausente. Verbo de transição direta, situado no início de uma frase, ou melhor, de uma jornada, conhecido somente por aqueles que o vivem, valorizado somente por quem o sente, e mesmo sem uma definição, faz-se entender que se trata de uma linda ação. Isso o dicionário não ensina, aliás, nem poderia, porque algumas coisas existem para ser sentidas e vividas, não descritas. Mas, gostaria de dividir com vocês a imensidão que cambonar representa para mim, e provavelmente para todos aqueles que um dia começaram assim.

Tudo começa com medo. Sim, medo. Pessoas carinhosas e prestativas, irmãos, irão te ensinar com paciência o necessário, entretanto, sem fórmulas mágicas ou livros que nos forneçam os passos para exercer a função com precisão, medo é o sentimento que nos invade na primeira gira. Não adianta esconder, eu sei, mas preciso te falar: não tenha medo de errar, porque errar faz parte do processo de aprender.

Quando você supera o medo, o nervosismo chega com força o suficiente para fazer suas mãos tremerem ao você ganhar autorização para cambonar sozinho. Calma, eu te entendo, principalmente se você for do tipo muito ansioso e estabanado, o que te deixará mais nervoso ainda, quase em pânico. Sei do que falo, já passei por isso.

Aí chega o amor, a paixão e a emoção pela função, assim, todos juntos, e o que antes era um simples verbo, para você passará a ser algo extraordinário. Se você for do tipo sentimental então, preciso te alertar: seus olhos irão se encher de lágrimas constantemente enquanto alguns pontos são tocados ou quando receber abraços sinceros de desconhecidos em agradecimento por aquele banho anotado. As lágrimas começarão a molhar seu rosto quando a confiança da espiritualidade te der provas e a paz te invadir ao final de cada trabalho.

E sabe o que é mais incrível nisso tudo? É que essa confusão de sentimentos irá te conquistar todas as giras. Você será capaz de sentir tudo isso e muito mais em uma única noite, e ninguém mais, a não ser você, acreditará nisso que eu escrevo agora.

A emoção é grande, te domina. O nervosismo te ataca, te pega de jeito, mas, quando você firma seus pensamentos e se permite, você sente aquela energia maravilhosa, gigantesca, enchendo seu coração de amor, de gratidão. 

Sabe? Ser cambono é muito mais do que acender uma vela ou um charuto, é estar ali, lado a lado. É cantar, é se emocionar. É doar, se curvar e ver o quão grande e forte a espiritualidade é. É chorar ao ouvir uma história e saber que você está ali, ajudando a escrever uma nova parte dela...

De: Cambono 
Para: Cambono"
Luiza Machado e Nathália Moreira.


ANOTA AÍ - DICA DE EXPERIÊNCIA: 

Como cada casa tem uma doutrina diferente, o cambono que, muitas vezes, trabalha sempre com o mesmo médium, pode ter função rotativa, cambonando médiuns diferentes a cada gira. Isso é maravilhoso para o aprendizado, então, se esse for o seu caso, sugiro que você converse com o médium com quem vai trabalhar e procure saber mais sobre a entidade que vai cambonar, porque o restante, eles vão te mostrar com muito amor e paciência, garanto! 

"Ser médium cambono é ter o prazer de servir com humildade e ter as bençãos de aprender a cada trabalho. É ter a proteção e o carinho das entidades que servimos e uma relação de parceria com os médiuns que ajudamos. É derramar lágrimas de emoção e bater cabeça diante da imensidão de uma entidade. É sentir simplicidade ao receber um colo de Preto Velho, conforto no abraço de um Caboclo, a maresia a cada cumprimento do Marinheiro, força a cada laçada do Boiadeiro, doçura a cada "bença tia" de uma Criança, alegria ao dançar com um Baiano ou com uma Pombo Gira, travessura com a chegada do Mirim e proteção a cada conselho de Exú. É aprender com eles tudo o que for possível, sempre, e sentir que nunca mais estará sozinho."

Comentários

Postar um comentário