Quaresma na Umbanda

Muito se fala na quaresma, mas pouco se explica sobre ela.

A matéria de hoje tem a intenção de esclarecer toda e qualquer dúvida possível sobre esse assunto, e deixar claro a importância de manter um equilíbrio mental e energético durante esse período, mas, antes de falarmos sobre a relação da quaresma com a Umbanda, vamos entender seu início e o que ela significa:

A palavra quaresma vem do latim quadragésima, tem início na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa e é utilizada para representar o período de quarentena espiritual, ou seja, os quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, data que é comemorada no domingo de Páscoa. 

Para os católicos, esse período é voltado para uma reflexão íntima que resulta num crescimento espiritual. É um momento de recomeço e de renascimento assim como o de Jesus Cristo, e é exatamente nessa época que os fiéis devem intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé, com o objetvo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Para nossa curiosidade, a quaresma dura na verdade 47 dias uma vez que no calendário litúrgico, os Domingos não são contados, perfazendo então os 40 dias.

QUARESMA NA UMBANDA

Na Umbanda, esse é um período de grande movimentação espiritual, pois acredita-se que muitos espíritos recebem, nessa época, a oportunidade de se redimir e recomeçar, renascendo sob a Lei Divina. Porém, alguns desses espíritos se aproveitam dessa oportunidade para se libertar e voltar a prejudicar aqueles que tentam prosseguir com sua caminhada, tanto aqui quanto lá.

Sob esse quesito, é muito importante nos cuidarmos durante esse período, pois somos médiuns e somos suscetíveis a todo e qualquer tipo de energia, basta olharmos para nosso padrão vibratório, emocional e mental, que saberemos as companhias que nos rondam, por isso a necessidade de refletir, vigiar atos e pensamentos, e procurar conhecer, mudar, as sombras que residem em nós mesmos e que só nós conhecemos. Aproveite esse momento, pratique a reforma íntima, ore e vigie!

Evite brigas, desavenças e picuinhas, porque a negatividade busca a todo instante um terreno féritl para fazer germinar sua semente, e para eles nossa "escuridão" é uma vitória. Mantenha seu anjo de guarda aceso, tome seus banhos, limpe sua casa, faça defumação, use o contra egum,  caso o Templo em que frequente adote essa conduta, e zele por sua espiritualidade. Apoie-se em amigos e família, utilize o amor e a união ao seu favor, e não tenha medo de trabalhar sua mediunidade nessa época, vá ao terreiro, há uma proteção maior olhando por você.

Nesses quarenta e sete dias, em que todas essas forças negativas trabalham tentando apagar muitas luzes, nós umbandistas devemos estar preparados para, com o auxílio das entidades de luz, receber e acalentar os irmãos que possam estar sofrendo algum tipo de "ataque". Se deixamos de trabalhar, estaremos desprotegidos na mão de espíritos que não conhecem sua real situação ou que ainda não reconheceram a obscuridade de suas ações.

O terreiro é um pronto-socorro espiritual e seria muito contraditório fecharmos as portas exatamente no período em que mais os irmãos necessitados de auxílio, buscam ajuda. Temos que confiar em nosso trabalho e na proteção que nos envolve.

“A tradição de se fechar os Templos de Umbanda quando não havia liberdade de crença, não tem razão de ser no mundo atual. Muito ao contrário, é nessa época que não devemos parar, é nessa época em que a quimbanda maligna trabalha à vontade, que o Templo deve estar preparado para, com o auxílio das entidades de luz, denunciar qualquer trabalho negativo que tenha sido feito para atrapalhar seus Filhos de Fé ou Frequentadores. Atualmente, interromper os trabalhos do Templo na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e que se não temos o Preto-Velho, o Caboclo ou qualquer entidade que possa nos avisar do mau feito, estaremos desprotegidos, descobertos, ou seja, nas mãos do inimigo. É preciso urgentemente esclarecer que a Quaresma não é afro, é hebraico-europeia, e que já não é preciso se esconder de ninguém, pois nossa constituição nos assegura o direito à liberdade de crença e os padres já não podem mais nos queimar nas fogueiras da inquisição. Por isso, vamos abrir nossos Templos de Umbanda na quaresma e cuidar com amor dos nossos Filhos de Fé.” (Babalaô Ronaldo Antônio Linares – Federação Umbandista do Grande ABC) 

Se você está se perguntando por onde andam nossos guardiões nesse período, o que devem estar fazendo, eu te respondo de forma simples e clara: eles estão trabalhando, trabalhando muito, muito mesmo, porque são muitos os espíritos libertos nesse período como dito no começo dessa matéria, e muitos os que não escolhem recomeçar, aprender e seguir na luz do Pai, mas como sua bondade é infinita, são Eles os enviados para tentar resgatar àqueles que estão perdidos e direcioná-los a doutrina divina. Além disso, contamos ainda com sua proteção constante em nossos caminhos, noite e dia. Imagina como trabalha um Exú nessa época? Imaginou? Então facilite seu trabalho, vigie seus pensamentos e seus atos, melhore, não por eles ou pelos outros, mas por você mesmo. Desperte em si o melhor que você pode ser!

Comentários

  1. Perfeito. ..parabens pela materia. Muito Axé a todos e que está corrente do bem cresca cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal Parabéns pela matéria sempre q posso acompanho as publicações que estão maravilhosas , continuem assim. Axé irmãos de fé.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, muito esclarecedor , parabéns e obrigado pela matéria. Axé

    ResponderExcluir
  4. Adorei a publicação , muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Julio Mendonça Marcelino19 de fevereiro de 2015 às 06:49

    Muito legal este tema já que estamos na quaresma, apreciei muito esta publicação .Axé irmão

    ResponderExcluir
  6. Super legal está publicação de voces .adoro a suas matérias continuem assim.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos trabalhos deste blog, estou notando um crescimento pelos temas abordados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos por sua leitura irmão(ã) e por estar acompanhando nosso Blog. Esperamos que as matérias estejam agradando a todos. Caso tenha alguma sugestão de tema para postarmos por aqui, sua sugestão será bem vinda! Axé!

      Excluir
  8. adorei ,muito bom texto, bastante claro, obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário