Palmas e Canto na Gira de Umbanda

Você já se perguntou por que os médiuns cantam e batem palmas, quase que em tempo integral, no terreiro? Se sim, essa matéria também é pra você! Acontece o seguinte: 

Um dia vivido em torno de brigas e discussões, alimentação pesada, pensamentos voltados para o ódio e má conduta, mesmo que inconscientemente, deixam a freqüência muito baixa, atraindo espíritos que vibram nessa mesma frequência. Infelizmente, isso é comum nos nossos dias e fazem com que o trabalho, dentro do terreiro, seja prejudicado. 

No oposto, um dia bem vivido e trabalhado, uma boa alimentação, bons pensamentos e uma preparação mental para a gira, faz com que nossa freqüência fique mais elevada, atraindo espíritos que, também, vibram na mesma frequência.

Para que os trabalhos não sofram variações excessivas de frequências, e para o bom andamento da gira, é usado um artifício para que todos os médiuns, ou pelo menos a maioria, se concentrem no trabalho e eliminem pensamentos alheios, baixos. Esse artifício é o de cantar e bater palmas.

Agora você deve estar se perguntando: "Como funciona?"  É simples!

Ao final de um espetáculo, um show ou um discurso, é comum as pessoas batem palmas para demonstrar, àquele que se apresentou, o agradecimento por compartilhar aqueles minutos de entretenimento ou aprendizado. 


Se as palmas se estenderem por vários segundos, aos poucos, elas vão entrando num ritmo e, muito rapidamente, todas as pessoas batem palmas na mesma frequência e intensidade. Junto com essa sonorização, algo começa a acontecer: as pessoas começam a se sentir mais alegres, com vontade de rir, ou seja, as pessoas ali envolvidas começam a entrar em sintonia, e inconscientemente, todas fazem o que as outras estão fazendo. 

Já com o canto, logo de início, todos começam a cantar juntos, e isso faz com que a vibração das pessoas se equalize mais rapidamente.

Quanto mais cantamos e mais batemos palmas, mais rapidamente elevamos o nível de freqüência das pessoas, fazendo com que, momentaneamente, os problemas, a baixa auto-estima e as preocupações, sejam esquecidos, pois todos começam a prestar atenção no trabalho que está sendo realizado.

Com a freqüência estabilizada, os espíritos conseguem se aproximar mais facilmente de nós, permitindo assim que o trabalho transcorra com mais facilidade e de acordo com o pretendido pela espiritualidade.

Para acelerar mais ainda o processo, usa-se o atabaque, pois o som emitido ajuda a igualar o ritmo cardíaco de todas as pessoas no terreiro, fazendo com que, por exemplo, para quem chega muito afobado, o ritmo cardíaco é normalizado, diminuindo a afobação, ou para quem chega muito para baixo, com o aumento do ritmo cardíaco, ajuda na elevação da auto-estima. 

No plano espiritual, os guias preparados para o trabalho aguardam nossa vibração equilibrar-se com a vibração deles para que, assim que nossas frequências se equilibrarem, eles possam se aproximar e iniciar o processo de incorporação.

Por isso, é muito importante que os médiuns da corrente e da assistência participem ativamente das giras, cantando e batendo palmas, pois essa união de forças pode facilitar, e muito, o andamento dos trabalhos.


Trechos via: Povo de Aruanda.

Comentários