Indumentária Umbandista

Tudo na Umbanda possui um fundamento, isso todo mundo, em sua grande maioria, sabe. Mas, poucos sabem o fundamento das vestes brancas e se perguntam por que um local de caridade e que não incentiva a vaidade, utiliza tantos "panos" assim. A explicação é simples para ambas as perguntas.

Uma das primeiras coisas que aprendemos na escola é que as cores são divididas em: primárias, secundárias e terciárias, e que com a junção de todas elas temos o branco. Isso foi cientificamente provado por Isaac Newton, quando pintou um disco com as cores do arco-íris e o colocou em rotação rápida. Nesse experimento, o olho passa a ver o disco com a cor branca, resultado da “mistura” das cores do arco-íris.


Agora você deve estar se perguntando: 

"Malu, qual a relação disso com as vestes brancas e a Umbanda?"

Vamos a explicação:

Oxalá está associado a cor branca, pois, assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, a Irradiação de Oxalá contém todas as demais irradiações. 

Então, quando você veste a roupa branca, cria-se um campo fluídico à sua volta, evitando o contato com energias nocivas e negativas. Além disso, é uma cor relaxante, que induz a calma, tranquilidade, sensação de assepsia e paz espiritual.

"E quando o vestuário foi tido como necessário?"

Veja bem, uma das bases trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, no anúncio da Umbanda no plano físico, diz respeito a igualdade.

O destaque individual é algo que jamais deverá existir. Somos meros veículos de manifestação da espiritualidade e, além disso, somos elos iguais de mesma força e importância neste campo de amor e caridade denominado Umbanda. 

Assim, quem adentra em um terreiro na esperança de cura ou melhora de seus problemas, jamais terá a possibilidade de identificar no corpo mediúnico, todos com trajes iguais, eventuais ou supostas diferenças intelectuais, culturais e sociais. 



ROUPAS:

As roupas variam de acordo com o que a casa, em que se trabalha, opta por ser adotado. Porém, se tratando de uma casa de caridade, respeito e que não preza a vaidade, deve-se tomar cuidado e, de preferência, não utilizar batas decotadas, blusas de alcinhas ou “baby-look” e calças de cintura baixa, tomando sempre muito cuidado com a transparência das roupas. 

Em nossa casa, por exemplo, os homens usam a uma camiseta branca com o logotipo do Templo e calça, podendo ou não ser de moletom, já as mulheres utilizam camiseta, calça ou legging comprida, saia, torço e pano da costa, que também chamamos de atraque. Entretanto, seja qual for a casa e quais forem as vestes, é fundamental que as roupas sejam conservadas limpas e bem cuidadas já que elas integram seu material de trabalho.

Torço - popularmente conhecido como "pano de cabeça", serve para a proteção da cabeça (Ori) do médium contra energias inferiores.

Pano da Costa - também conhecido como "atraque", é utilizado pelas mulheres, não só como uma outra forma de proteção, mas também como uma forma de "encobrir" o corpo uma vez que as mulheres possuem muito mais curvas e detalhes (como os seios), do que o homem. Esse encobrimento ocorre, pois a Umbanda como já dito acima, não preza a vaidade e sim a igualdade. 

ROUPAS NA ESQUERDA:

O vestuário nas giras de esquerda variam de acordo com a casa em que se frequenta. Tem aquelas que permitem que os médiuns iniciem os trabalhos com roupas pretas e vermelhas, as que permitem somente a utilização dos adereços e as que se utilizam do branco. Se você esta chegando agora numa nova Casa, vale conversar com seu dirigente para ver quais são as políticas relacionadas a roupa nessa gira.

NÃO SE ESQUEÇA: seja qual for a casa e quais forem as vestes, é fundamental que as roupas sejam conservadas limpas e bem cuidadas já que elas integram seu material de trabalho. 


Axé!

Comentários