Silêncio

Sabemos que os dias que distanciam as Giras podem ser totalmente torturosos para muitos médiuns, assim como sabemos que, os mesmos, passam os dias ansiando pela data, cantando pontos e mentalizando seus guias. Em dia de trabalho, a grande maioria se preocupa em sair cedo de casa, tomar seu banho e acender sua vela, porém, ao chegar ao terreiro e encontrar aquele irmão com quem se tem afinidade - nessa matéria iremos chamá-lo de "irmão amigo" - não consegue conter-se e vai correndo contar para ele sua semana.

Então, começamos essa matéria com uma pergunta a você:

"Irmão, do que adiantou sua ansiedade, seus cantos e suas mentalizações se, ao chegar ao Templo, você não se preocupou com a preparação do ambiente?"

Com certeza não é só você, médium, que se preparou a semana toda para este dia de trabalho. Existe uma espiritualidade dentro da Casa que você frequenta, que trabalha dia e noite para mantê-la em pé, e que prepara esse ambiente, para atender espiritualmente todos os irmãos necessitados. Tenhamos como exemplo os Guardiões, eles trabalham e vigiam constantemente os terreiros, visando afastar forças negativas que possam prejudicar os trabalhos e influenciar os médiuns de alguma forma. Assim, conseguimos perceber que um Templo não tem uma preparação momentânea e sim diária.

Já o médium, antes de qualquer trabalho, deve realizar sua preparação de maneira correta para equilibrar suas energias. É fundamental o cuidado com a vela do anjo de guarda e pelo menos um dia antes, manter uma alimentação leve, evitar a ingestão de álcool ou outras drogas, que possam levar a um desequilíbrio psíquico e energético, e não esquecer de, no dia, tomar o clássico banho de defesa. 

Entretanto, de nada adianta o médium seguir rigorosamente a preparação, chegar mais cedo, limpar o chão do Templo, a tronqueira e acender as velas, se sua conduta dentro da Casa que frequenta não for correta, respeitando o ambiente já preparado e, sejamos sinceros, somos extremamente falhos quanto a essa nossa parte da preparação.

"Estejamos inteiros naquilo que estivemos fazendo. 
Somente assim, seremos capazes de aproveitar integralmente nosso tempo"

Sem dúvidas, sempre vai existir aquela vontade de compartilhar com seu "irmão amigo" sua semana, de contar a ele as novidades, seus problemas ou até mesmo de falar daquela pessoa que você não simpatiza, mas, esse não é o momento e muito menos o local para isso. Convenhamos que esse tipo de conversa da margem a fofocas e intrigas e, por isso, é importante separar amizade e parentescos do seu ambiente espiritual. Não confunda o que aquilo representa ou quem vocês são ali dentro, com o que aqui fora, deixem esses papos desnecessários para depois porque, essas conversas, podem ser fontes de tumultos, agitações e desarmonia. 

Para entender como as conversas podem influenciar nos ambientes espirituais, desenvolvemos uma situação hipótese que acontece em muitos terreiros:

Imagine que você chega ao terreiro, senta e começa a conversar. A conversa esta muito boa, porém, vocês acabam se empolgando, exaltando a voz e dando risadas, imaginou?
Agora, imagine que do outro lado do salão, especificamente na cozinha, tem um irmão de santo fazendo as comidas, imaginou? Então, continue imaginando, só que agora no outro extremo do salão, especificamente na tronqueira. Imagine que há outro irmão limpando e cuidando das firmezas e que, no Congá, seu Dirigente esta acendendo as velas, imaginou?
Estamos quase lá, agora só falta você imaginar que, em todo esse ambiente, as entidades, mesmo ainda não incorporadas, já começam a atuar sob os médiuns, imaginou?

Essas, irmãos, são situações que acontecem todos os dias na maioria dos terreiros, em diferentes lugares, e, em todas essas situações - TODAS - as risadas, o barulho e as conversas desnecessárias, atordoam e tiram a concentração dos irmãos encarnados e desencarnados ali presentes.

Observem como uma simples conversa pode desequelibrar todo um ambiente e como, essa mesma conversa que a seu ver parece simples, pode trazer a tona sentimentos (amargura, raiva...) e preocupações condizentes com a realidade em que se vive, fazendo com que seu próprio padrão vibratório caia. Vitória número um. Espíritos inferiores começam a agir e influenciar esses indivíduos - isso é descrito em diversos livros. 
A partir daqui, passamos a ser responsáveis, junto aos espíritos mais elevados e os Guardiões, pela sustentação energética da Casa. Temos certeza que você não sabia que carregava essa responsabilidade também, não é?

Ao chegar ao terreiro é preciso desligar-se mental e emocinalmente dos problemas e das preocupações terrenas, para assim adaptar-se a energia daquele ambiente já preparado pela espiritualidade. Por isso, prefira o silêncio ao barulho, busque sentir as energias que ali existem, relaxe o máximo que puder, tente contato com a sua espiritualidade e garantimos que, dessa maneira, você irá sentir a presença deles mais intensamente.

Sua mente, antes ocupada com os problemas do dia a dia, passará a ser ocupada por pensamentos e mentalizações positivas, facilitando a sintonização com as entidades e a firmeza durante os trabalhos, não dando espaço para as energias negativas.

Então, pedimos gentilmente que você avalie tudo o que foi escrito nesse texto, reflita e procure compreender que o silêncio também traz respostas, sendo que, às vezes, pode ser a mais poderosa oração e a mais poderosa fonte de ajuda.

Mantenha-se o mais concentrado o possível nos dias de trabalho e, seja qual for o caso ou o seu cargo, fale somente o necessário, auxilie somente quando for solicitado e lembre-se: 

"O silêncio é uma prece"
Ore e colabore.


Comentários

  1. Muito interessante os artigos publicados no site. Sobre o silêncio, digo que é uma das coisas que eu presto bastante atenção nas casas espíritas, principalmente na assistência, onde as pessoas perdem a noção de onde estão, e se comportam como se estivessem numa roda de bate papo, muito barulho, conversa alta sobre assuntos diversos, perdendo a concentração e a oportunidade de aprender mais, não só buscar e ser atendido, mas também contribuir com a energia de cada um. Tão mágico e nos faz tão bem quando estamos ali , cantando juntos os pontos(orando) e recebendo desde então atendimento espiritual, no popular, "lavando a alma". Não que não possamos bater um papinho rápido, cumprimentar as pessoas queridas, mas tudo com bom senso. Gostaria muito que as pessoas se conscientizassem de como o silêncio é importante e benéfico. Vamos aproveitar as bençãos recebidas e agradecer sempre.
    obrigada pelo atendimento que recebo sempre que vou à essa Casa tão abençoada e que aprendi a respeitar.
    Muita luz à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã!

      Realmente é sempre muito bom compartilharmos e relembrarmos temas simples como esse, que tem tamanha importância em qualquer templo espiritual-religioso.

      Muito obrigada pelo carinho conosco!
      Volte sempre que quiser, será muito bem-vinda!

      Axé!

      Excluir

Postar um comentário